Teoria do haraquiri: no Japão, houve uma época em que o suicídio era glorificado
Como todos devem saber dentro dos paises desenvolvidos o Japão é o que apresenta a maior taxa de suícidio e isso me levou a perguntar "Porque?" por isso decidi publicar aqui no blog as respostas que encontrei e espero que gostem de saber mais algo sobre a sociedade japonesa.
Talvez muito não saibam mas na era Showa (1926~1989) chegou a ocupar o primeiro lugar nesse ranking e mais tarde ficou conhecido como "Reino dos Suicídios" (Jisatsu Ookoku).
Na maioria dos países do ocidente, onde predomina o cristianismo, o suicídio é considerado um ato negativo e contra os ensinamentos religiosos.
O Japão, por outro lado, viveu um período em sua história em que o suicídio era até glorificado, como em casos de haraquiri (cortar o ventre a faca ou a sabre) ou os camicases (do japonês "vento divino", se refere aos pilotos treinados para desferir ataques suicidas contra alvos inimigos). A dedicação e a fidelidade ao Imperador podem não ter o mesmo sentido hoje, mas devido a esse passado, o suicídio não desperta um sentimento de culpa tão forte como entre os ocidentais.
Perfil dos suicidas japoneses
- Têm entre 25 e 29 anos de idade
- Preferem as segundas-feiras
- Os homens, das 5h às 6h e as mulheres, das 12h às 13h
- Os meses preferidos em 2003 foram abril e maio
- Os homens são geralmente divorciados, e as mulheres, casadas
- Os enforcamentos lideram o ranking, mas os jovens dão preferência para inalação de gás ou lançar-se de lugares altos
- A província com maior número de suicídios é Akita
Como vemos a visão que um japonês tem sobre o suicídio difere bastante daquela que nós ocidentais temos. Isso porque, no Japão o suicidio ja foi visto como algo horando (e talvez assim continue a ser visto, pela maioria), e em uma sociedade onde a honra é mais importante que a própria vida não é de estranhar que o suicidio seja até visto como algo banal no dia-a-dia.
Espero que tenham gostado do artigo, porque apesar de não ser algo relacionado com animes ou algo assim, é um importante dado sobre a cultura japonesa e a sua sociedade que tanto amamos certo?
fonte:http://www.ipcdigital.com/
sábado, 22 de setembro de 2012
Suícidios no Japão. Normal?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"Preferem as segundas-feiras" LOL que cena marada.
ResponderEliminarPor acaso pensava que os Noruegueses e Suecos é que eram os campeões.
Ya é verdade eu pensava o mesmo por isso achei bastante curioso esse dado.
ResponderEliminarEi e cá entre nós: Existe pior dia do que as segundas-feiras? xD