sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

What the Fuck?!!!!!????

Sim, algo inesperado aconteceu, e pelo que parece tudo está nos conformes para que essa lei seja aprovada, o que nos coloca muito medo já que Tóquio é o centro de tudo, até mesmo o ponto de encontro dos otakus (bairro de Akihabara).


Bom, a noticia apareceu em sites americanos, então não se pode dizer com certeza que isso é verdade, mas pela informação que eles deram, talvez isso seja uma verdade.



Hoje dia 15 de dezembro foi sancionada a lei que está banindo anime e mangás, ou qualquer material inapropriado, da capital japonesa. Quem decidiu isso foi o Partido Democrático do Japão, que diz que qualquer conteúdo considerado sexual está banido de Tóquio, então estão incluídos, os Ecchis, Hentais, Yaois, Yuris e alguns seinens e joseis.



Além de que tem muitas propostas vagas, pois o projeto utiliza diversos termos vagos (como “etc”, ”entre outros”) no final de seus exemplos, sendo que a interpretação vai de pessoa para pessoa.



Com isso, Tóquio ganhou um órgão especial chamado “Amakudari”, que tem como dever inspecionar todos os mangás e animes a fim de saber qual tem conteúdo sexual e qual não tem. E se esse mangá/anime for considerado de conteúdo inadequado ele será banido das lojas, e a maioria deverá ser cancelada, devido à falta de distribuição, ou então devem ganhar o selo para maiores de 18 anos.



Entretanto o problema não está só na venda dos produtos, mas também nos dois maiores eventos de animes e mangás do mundo, a Comiket e a Tokyo International Animation Fair, já que a venda dos produtos será proibida, provavelmente essas feiras vão ser relocadas para algum outro lugar do Japão, já que essa nova lei só está, até o momento, em Tóquio.



Bom, talvez esses eventos não acabem, já que o primeiro ministro, Naoto Kan disse nessa segunda feira em seu blog:



"...Há um outro tópico que eu gostaria de falar sobre [a força da] a marca japonesa. Atualmente, existem preocupações sobre a possibilidade de que o Tokyo International Animation Fair pode ser cancelado devido a controvérsias relacionadas com o desenvolvimento saudável da juventude. Desenvolvimento saudável da juventude é uma questão importante. Ao mesmo tempo, é importante que a animação japonesa é transmitido para uma audiência global. Exorto todas as partes envolvidas para tentar trabalhar para impedir uma situação em que uma feira internacional de animação não pode ser realizada dentro de Tóquio."



E agora só pra botar mais lenha na fogueira vamos colocar o depoimento que o editor e diretor chefe da Shueisha, Kazuhiko Torishima disse na cerimonia de premiação do New Manga Creators Awards:



"Quero autores novo mangá para produzir manga que explodam Shintaro Ishihara (governador de Tóquio)"



Quem não quer.



Mas então, agora com uma resposta mais tranquilizadora e mais diplomática, Masahiko Ibaraki, o editor-chefe da Shueisha e do departamento de editorial (cargo que procura novos mangás para suas revistas) disse:



"Não deixe que o efeito de refrigeração [da regulamentação] faça vocês pararem de fazer o que as pessoas querem ler. Pois se não a Jump não terá nada de emocionante".



Esse comentário foi feito para os novos mangákas que vão entrar agora na Jump ou em qualquer outra editora com receio de que seu mangá fique censurado.



É um assunto muito polêmico e se mais noticias aparecerem sobre isso vou escrever algo no ponto de vista otaku dessa semana. Bom, a lei entra em vigor em julho do ano que vêm.

0 comentários:

Enviar um comentário